NOTA PRÉVIA
Aqui irás encontrar todas as informações necessárias relativas à utilização dos dados pessoais dos nossos visitantes, utilizadores (onde se incluem: usuários que deixem o seu carrinho de compras abandonado, internautas que comuniquem com a I’M NAT através dos canais disponibilizados na loja online – Instagram, Facebook e E-mail) e compradores, doravante denominados por utilizadores.
Colocamos de forma permanente na nossa loja online, todas as informações incluídas na presente Política de Privacidade e de Cookies.
1. PORQUE TRATAMOS OS TEUS DADOS PESSOAIS?
Os dados recolhidos não são utilizados da mesma forma, sendo que cada momento requer a utilização de diferentes. Abaixo encontras a listagem dos dados recolhidos e utilizados pela I’M NAT:
• Dados de identificação: primeiro nome, apelido, idioma e país, dados de contacto (nomeadamente, e-mail e número de telefone ou telemóvel);
• Dados de envio: morada, código-postal, localidade e país;
• Dados de faturação: Número de Identificação Fiscal, primeiro nome e apelido, morada;
• Informações económicas e de transação: dados de pagamento ou do cartão (último 4 dígitos do cartão VISA ou MasterCard), informação de encomenda, devolução e entrega;
• Dados de ligação: geolocalização e/ou navegação (percebendo por qual aparelho interages connosco e a partir de que localização);
• Informações comerciais: subscrição ou não de newsletter, criação ou não criação de conta de cliente;
• Informação sobre gostos e preferências.
Recorda que, quando solicitarmos que preenchas os teus dados pessoais para te dar acesso a qualquer funcionalidade ou serviço da loja online, vamos assinalar certos campos como obrigatórios, uma vez que estas são as informações que precisamos para te podermos dar o serviço ou acesso à funcionalidade em questão. Tem em consideração que, se decidires não disponibilizar os referidos dados, podes não conseguir completar o registo de cliente ou não conseguir desfrutar desses serviços ou funcionalidades.
Estes dados, em particular os dados de identificação e de envio, são partilhados com as nossas parceiras de distribuição, dependendo do destino da encomenda (Portugal Continental, Espanha Continental ou Europa – Espaço Schengen) as entidades com as quais os dados são partilhados serão alternados entre: NACEX, DPD e CTT. A I’M NAT reserva-se no direito de alterar os seus parceiros de distribuição sem aviso prévio.
Os dados de faturação são partilhados com a entidade gestora de faturação da I’M NAT, a fim de serem passadas as respetivas faturas com identificação fiscal, ou não, sempre que existe uma encomenda na nossa loja online.
Os teus dados pessoais irão ser tratados para as seguintes funcionalidades:
• Caso decidas registar-te na nossa loja online, fazendo um registo de cliente, temos a necessidade de tratar os teus dados para te identificar como utilizador da loja online e para te dar acesso às suas variadas funcionalidades, produtos e serviços que se encontram à tua disposição enquanto utilizador registado. Podes cancelar a tua conta de utilizador registado ao entrar em contacto connosco.
• Para te contactar relativamente a atualizações ou comunicações informativas relacionadas com as funcionalidades, produtos ou serviços, incluindo inquéritos sobre a qualidade e para estabelecer um grau de satisfação do cliente com o serviço prestado.
• Para efetuar a gestão do pagamento dos produtos que compraste, independentemente do método de pagamento utilizado.
• Ativar os mecanismos necessários para evitar e detetar utilizações não autorizadas da Plataforma (por exemplo, precaver eventuais fraudes cometidas contra ti e/ou contra nós). Se considerarmos que a transação possa ser fraudulenta, ou se detetarmos um comportamento anormal que indique uma tentativa de utilização fraudulenta das nossas características, produtos ou serviços, este processamento poderá resultar em consequências como, por exemplo, bloqueio da transação, ou eliminação da conta de utilizador.
• De modo a prestar apoio pós-compra: para gerir eventuais falhas na entrega dos produtos, erros que aconteçam durante a distribuição, alterações à encomenda, compensação por falhas derivadas da I’M NAT (exemplo: envio de produtos não solicitados) e devoluções de valor.
• Para efeitos de faturação individual ou coletiva;
• Gerir reclamações, críticas ou sugestões que cheguem até à I’M NAT;
• Personalizar a tua experiência, oferecendo recomendações de produtos e de promoções que achamos que são as melhores para ti, tendo em conta o teu histórico na nossa loja online;
• Se e quando subscreveres à newsletter da I’M NAT o teu e-mail irá ser inserido dentro da base de dados e passarás a receber informação exclusiva sobre a marca, novos produtos e promoções via e-mail ou sms. Tal acontecerá por tempo ilimitado, até que escolhas cancelar a tua subscrição – poderás fazê-lo a qualquer altura, através do link enviado no fim de todos os e-mails promocionais e comerciais ou contactando diretamente a I’M NAT. O envio destes conteúdos poderá envolver uma análise ao perfil de consumidor, baseada nos teus dados demográficos e preferências;
• Ao estares inscrito na nossa base de dados, concordas também em receber inquéritos de satisfação e qualidade sobre os produtos e serviços da I’M NAT, de forma ocasional;
• Mostrar-te publicidade digital quando visitares outras páginas web ou aplicações, nomeadamente redes sociais. A publicidade poderá ser aleatória ou poderá ser dirigida e segmentada para ti – dependendo do teu histórico de utilização, histórico com a I’M NAT (visitas à loja online ou compras) e navegação em geral. Se fores utilizador de redes sociais poderás ter os teus dados partilhados com plataformas com as quais a I’M NAT trabalha de forma a que publicidade da marca te seja exibida
• Utilizamos os teus dados para realizar análise de segmento e medição da publicidade que mostramos aos utilizadores em algumas das plataformas dos nossos colaboradores. Para tal, colaboramos com estes terceiros que nos oferecem a tecnologia necessária (por exemplo, cookies, píxeis, SDK) para utilizar tais serviços. Não te esqueças de que, apesar de não fornecermos dados pessoais identificativos a estes colaboradores, proporcionamos-lhes alguma forma de identificador de cada vez (por exemplo, uma ID de publicidade associada ao dispositivo, um identificador associado a um cookie, etc.).
• Enriquecimento de dados: Quando reunimos os teus dados pessoais a partir de uma variedade de fontes, podemos consolidá-los sob determinadas circunstâncias com o objetivo de melhorar o nosso entendimento das tuas necessidades e preferências relacionadas com os nossos produtos e serviços (incluindo propósitos de análises, geração de perfis de utilizador, estudos de marketing, inquéritos de qualidade e melhoria das nossas interações com os nossos clientes).
• Os dados de navegação na nossa loja online serão tratados para fins analíticos e estatísticos, isto é, ajudar-nos a entender de que forma se procede o comportamento dos nossos utilizadores na nossa loja online.
Outra nota, não sendo um dado pessoal, sendo sim uma interação de interesse da I’M NAT: ao partilhares uma review na nossa loja online ou publicares uma fotografia/imagem/vídeo nas redes sociais com a identificação correta da marca, autorizas-nos a divulgarmos esse material com a nossa comunidade em: e-mail marketing, sms, publicações nas redes sociais ou conteúdo da loja online.
2. LEGITIMIDADE PARA O TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS.
Os fundamentos jurídicos que nos permitem tratar os teus dados pessoais também dependem da finalidade para a qual os tratamos, conforme se encontra explicado abaixo:
• Gerir o registo de utilizador na plataforma: O tratamento dos teus dados é necessário em conformidade com os termos que regulam a utilização da loja online. Por outras palavras, para te poderes registar como utilizador na loja online, precisamos de tratar os teus dados pessoais, caso contrário não poderíamos gerir o teu registo.
• Compra e envio de produtos: O tratamento dos teus dados é necessário para a celebração do contrato de compra e envio de produtos. Determinado processamento de dados relacionados com o processo de compra é ativado apenas porque o pedes ou autorizas, tal como é o caso de armazenamento de dados de pagamento (cartão) para compras futuras. Nestes casos, o tratamento que fazemos dos teus dados tem por base o teu próprio consentimento. Consideramos que temos um interesse legítimo para realizar as verificações necessárias para detetar e prevenir possíveis fraudes, ou utilizações fraudulentas da loja online, por exemplo, quando queres fazer uma compra ou devolução. Entendemos que o processamento destes dados é positivo para todas as partes envolvidas: Para ti, uma vez que nos permite criar medidas para te proteger contra tentativas de fraude perpetradas por terceiros; para nós, uma vez que nos permite evitar utilizações não autorizadas da loja online; para todos os nossos clientes e comunidade, uma vez que também protege o teu interesse assegurando que as atividades fraudulentas são desencorajadas e detetadas quando ocorrem.
• Apoio ao cliente: Consideramos que temos um interesse legítimo em responder aos pedidos ou questões que nos colocas através dos diversos canais de contacto existentes. Entendemos que o tratamento destes dados também é benéfico para ti, na medida em que nos permite prestar-te uma assistência adequada e responder às questões colocadas. Quando nos contactares, em particular, para a gestão de incidentes relacionados com a tua encomenda ou com produtos adquiridos através da loja online, o tratamento dos teus dados é necessário para a celebração do contrato de compra. Quando o teu pedido estiver relacionado com o exercício dos direitos sobre os quais te informamos abaixo, ou com reclamações relacionadas com os nossos produtos ou serviços, estamos legalmente autorizados a tratar os teus dados para efeitos de conformidade com as nossas obrigações legais.
• Marketing: Estamos autorizados a tratar os teus dados para efeitos de marketing uma vez que nos dá o teu consentimento, por exemplo, quando aceitas receber informações personalizadas através de diversos canais, ou quando aceitas os termos e condições para participar numa ação promocional ou para publicar as tuas fotografias nas redes sociais ou loja online da I’M NAT. Para te proporcionar serviços personalizados, ou para te mostrar informações personalizadas, quer seja na nossa loja online, ou na de terceiros, e ainda para te envolver em enriquecimento de dados, consideramos que temos interesse legítimo em realizar uma verificação de perfil com as informações que possuímos sobre ti (como, por exemplo, histórico de navegação, preferências ou compras) e os dados pessoais que nos tenhas fornecido como, por exemplo, intervalo de idade ou idioma, uma vez que entendemos que o processamento destes dados é também benéfico para ti já que te permite melhorar a tua experiência de utilizador e aceder às informações de acordo com as tuas preferências.
3. DURAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DOS DADOS
Assim como cada tipo de informação pessoal é tratada em diferentes vertentes, também essas vertentes têm diferentes períodos de utilização dos dados.
• Utilização por tempo ilimitado dos dados, até que canceles a tua subscrição/registo: áreas como a colocação de encomendas, subscrição à newsletter, registo na loja online envolvem o mantimento de informação relativa à identificação, faturação, envio e financeiro por tanto tempo quanto o que desejares, até que elimines a tua conta ou peças a não subscrição da newsletter. Neste campo, inserem-se também as visitas ao site para fins estatísticos, muito embora estas ao fim do tempo abaixo descrito deixem de ser associadas a uma pessoa em particular e servem meramente para contagem.
• Utilização por um período até 180 dias: o registo de visitas ao site é mantido durante este período, para que possas ser atingido por publicidade digital ou newsletters.
• Utilização por um período inferior a 180 dias: tudo o que diga respeito a reclamações ou pedidos de apoio ao cliente será tratado durante o tempo necessário para resolução do problema.
Independentemente de tratarmos os teus dados durante o tempo necessário para cumprir a finalidade correspondente, conservaremos posteriormente os mesmos devidamente guardados e protegidos durante o tempo em que puderem surgir responsabilidades decorrentes do tratamento, em conformidade com a legislação em vigor em cada momento. Quando cada uma das possíveis ações prescrever, apagaremos os dados pessoais
4. DISPONIBILIZAÇÃO DE DADOS A TERCEIROS
Para cumprir as finalidades indicadas na presente Política de Privacidade e de Cookies, é necessário darmos acesso aos teus dados pessoais a quem é responsável pelas áreas de marketing, apoio ao cliente e administração da I’M NAT e a terceiros que nos prestam apoio nos serviços que oferecemos, ou seja:
• Instituições financeiras
• Entidades de prevenção e deteção de antifraude
• Prestadores de serviços analíticos e tecnológicos
• Prestadores de serviços e parceiros de serviços para logística, transporte e entrega e/ou estabelecimentos parceiros
• Prestadores de serviços relacionados com o apoio ao cliente,
• Prestadores de serviços e colaboradores relacionados com marketing e publicidade como, por exemplo, páginas de redes sociais, agências de publicidade ou parceiros de publicidade
5. DIREITOS ENQUANTO DADOR DE INFORMAÇÃO PESSOAL
Comprometemo-nos a respeitar a confidencialidade dos teus dados pessoais e a garantir-lhe o exercício dos seus direitos. Com isto presente, nós os Controladores Individuais, acordámos que poderás exercer os teus direitos sem qualquer custo, enviando-nos um e-mail para (hello@iamnat.pt), indicando-nos apenas o motivo do teu pedido e o direito que desejas exercer.
No caso de considerarmos necessário para te podermos identificar, podemos solicitar uma cópia de um documento de identificação. Nomeadamente, independentemente da finalidade ou do fundamento jurídico ao abrigo do qual tratarmos os teus dados, tens direito a:
• Solicitar o acesso aos teus dados pessoais dos quais dispomos. Recordamos que, no caso de seres um utilizador registado na loja online, também podes consultar estas informações na secção correspondente à tua conta de cliente.
• Solicitar que retifiquemos os dados de que dispomos. Recorda que se fores um utilizador com conta de cliente também podes aceder à secção correspondente aos teus dados pessoais da tua conta para alterar ou atualizar os dados pessoais. Em qualquer caso, tens em conta que, ao fornecer-nos ativamente os seus dados pessoais por qualquer via, garantes que os mesmos são autênticos e exatos e comprometes-te a notificar-nos de qualquer mudança ou alteração dos mesmos. Qualquer perda ou dano causados à loja online ou ao responsável pela loja online ou a qualquer terceiro decorrente de uma comunicação de informações erradas, inexatas ou incompletas nos formulários de registo, será responsabilidade exclusiva do utilizador. Recorda que, regra geral, só nos deves fornecer os teus próprios dados pessoais, não os de terceiros, salvo se doutra forma for permitido na presente Política de Privacidade e de Cookies.
• Solicitar que apaguemos os teus dados na medida em que já não sejam necessários para a finalidade para a qual necessitamos de continuar a tratá-los, conforme acima explicado, ou quando já não estivermos legalmente autorizados a tratá-los.
• Solicitar que cancelemos ou limitemos o tratamento dos teus dados pessoais, o que significa que em determinados casos nos podes solicitar que suspendamos temporariamente o tratamento dos dados ou a sua conservação para além do tempo necessário. Caso nos tenhas dado o teu consentimento para tratar os seus dados para qualquer finalidade, também tens o direito de o retirar em qualquer momento. Algumas das formas pelas quais podes revogar o seu consentimento estão detalhadas acima na secção em que explicamos quais são finalidades do tratamento dos teus dados.
Além disso, sendo o tratamento dos teus dados baseado no teu interesse legítimo, também tens o direito de contestar o tratamento destes.
6. ALTERAÇÕES À POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE COOKIES
Poderemos proceder a alterações nas informações enunciadas na Política de Privacidade e de Cookies, quando considerarmos necessário. Se procedermos a estas alterações, o utilizador será notificado por diversos meios através da loja online (por exemplo, através de um banner, um pop-up ou de uma notificação push) ou por e-mail, quando as alterações em questão forem relevantes para a sua privacidade, para que possa revê-las, avaliá-las e, se for o caso, contestar ou cancelar algum serviço ou funcionalidade.